Dec

15

2015
Os Guardiões & O Espírito Natalino
Postado por Isadora Ribeiro. Falando sobre Dicas, Entretenimento

guardians1

O post de hoje será dedicado à um filme muito importante na minha vida atualmente. Um filme que eu gostaria de ter assistido na minha infância e talvez não compreendesse o real significado mas sempre me encantei com animações visualmente bonitas e mágicas. A Origem dos Guardiões é uma animação de 2012 que sim, eu já tinha assistido no ano passado quando entrou pra grade do Netflix, mas eu não tinha dado a devida atenção. E por conta exatamente disso é que eu resolvi colocar o filme na pauta do post de hoje.

O momento que estamos vivendo é sempre muito importante pro impacto que um filme/livro/série vai causar em nós. Nosso olhar pessoal é importante. Conhecer nós mesmos e usar nossas referências pra compreender que tipo de reação esse filme causou em nós, faz parte do papel do telespectador. E preciso confessar pra vocês que minha reação foi de total inspiração. Eu precisava desse filme exatamente no dia e na hora que eu o assisti. Mas Isa, eu não vi o filme, do que se trata?

jackfrost

A Origem dos Guardiões conta a história de Jack Frost, o mais novo Guardião. Invisível aos olhos humanos e com poderes de congelar e fazer nevar quando quiser, Jack foi escolhido pelo Homem da Lua para se juntar à Fada do Dente, Coelhinho da Páscoa, Sandman e Papai Noel, para proteger o mundo contra o Bicho Papão.

A premissa é simples, é verdade, mas a DreamWorks trabalhou com muito capricho e maestria. E é lindo poder falar isso de uma animação que não foi feita pela Pixar. Sim, existem coisas deslumbrantes fora do mundinho Pixar/Disney. A qualidade dos efeitos visuais, o roteiro sensível e a preocupação com o áudio, foram elementos essenciais pro grande impacto que esse filme causou em mim. Por exemplo, o áudio aumentava quando o Breu falava sobre medo, inferindo que os nossos medos falam mais alto de vez em quando. Sem contar no projeto visual do Sandman. Que perfeição, que olhar! Parabéns pra equipe que pensou em cada detalhe!

sandy1

O Sandman é um personagem carismático sem dizer nenhuma palavra. Eu amo o projeto visual dele, amo o “poder” dele (queria ter por causa dos meus problemas de dormir kkkk) e ele tem um senso de humor e bravura muito maravilhoso. É o personagem encantador do filme. O meu Guardião preferido com certeza.

O fato é que todos já fomos Jack Frost. Já nos sentimos invisíveis antes. Já sentimos que ninguém acreditava em nós, incluindo nós mesmos e já nos sentimos perdidos sem saber qual é o nosso cerne, ou seja, aquilo que nos move. Somos solitários impulsivos e de vez em quando temos medo de trabalhar em equipe por não saber como entrar em ação ou pelo medo de não ser aceito.

sandyebreu1

Já nos sentimos como o Breu também, com raiva e querendo que o mundo saiba o quanto estamos chateados e tristes, querendo que o mundo também fique como nós. Sentimos que os medos nos dominam e não acreditamos em nada, damos forças aos nossos piores pesadelos. Somos humanos, isso acontece e muito, não é mesmo?

Cada um dos guardiões nos faz refletir sobre uma questão específica (normalmente é sobre o que os move). Embora seja um filme infantil, os guardiões não tem nomes que as crianças conhecem como Papai Noel e Coelhinho da Páscoa. São Norte e Coelhão por exemplo e eles brincam com isso dentro do filme. E a união entre eles também é crescente, é algo que precisa ser ajustada, precisa de uma sincronia enquanto o caos acontece, sabe? Uma passagem legal é quando Norte diz para o Jack que ele precisa encontrar o que o move. E isso me fez pensar muito sobre o que me move. Precisamos ser apaixonados pelas coisas que nos movem.. Já pensaram nisso?

everybody

A importância das crenças (seja lá no que for) é importante pra memória das crianças. E mesmo você não sendo criança, você se lembra de como era naquela época mágica de acreditar nesses personagens e o que isso trazia de bom pra você. Nós podemos não acreditar nesses personagens hoje, mas acreditamos em outras coisas, mudamos, crescemos, temos outra visão do mundo, temos uma bagagem diferente da bagagem do amiguinho do lado e consequentemente outras crenças. E não importa o que for, nunca devemos deixar de acreditar no que nos move. E esse é o espírito natalino. Pelo menos pra mim.. Você não precisa amar o Natal nem nada, mas se tirar esse momento pra refletir e se encontrar com o que você acredita, sinta-se livre pra entrar no espírito natalino da sua forma.

O filme não vai se aprofundar em cada um dos guardiões mas para isso, temos os livros ilustrados lançados pela editora Rocco. São incríveis e não vejo a hora de tê-los na minha estante. Eu falei um pouco deles no meu último post no Literature-Se.

fada

Temos que nos permitir abrir nossas mentes e o coração para filmes com mensagens assim. Aproveitando essa época festiva, acredito que estamos no momento ideal pra revermos e refletirmos o que foi feito durante o ano, o que poderia ser feito melhor, o que aprendemos e o que desejamos melhorar no ano que está vindo.

Tenho certeza que muitos de vocês já assistiram esse filme mas aos que não viram: deem uma chance neste Natal! Tá no Netflix, tá acessível.. Junte a família, as crianças principalmente, e entrem nessa reflexão e magia incrível do filme. Desejo à todos vocês um ótimo Natal e final de ano (ainda é cedo mas sou adiantada)!

Me acompanhe por aqui também: Facebook ♥ Twitter ♥ Geek 2 Geek ♥ Instagram ♥ SkoobGoodReads


Isadora Ribeiro
7





7 Comentários


Bárbara Almeida @ 15.12.2015

Geeeente do céu, eu nunca tinha ouvido falar dessa animaçãaaao. Fiquei megaa curiosa. Vou correndo agora no netflixxx *–*

Beijos, Love is Colorful

Isadora Ribeiro Reply:

AAAEEEE!!


Bel @ 16.12.2015

Está aí um filme que nunca assiti, Isa. Mas todo mundo lá em casa já viu e gostou muito. Eu amo filmes que passam uma mensagem forte no natal, sou total clima natalino. Vou procurar no Netflix.
Beijos
https://oladobeldavida.wordpress.com/


Clay @ 20.12.2015

Eu acho essa animação tão linda, fiquei até com vontade de assistir de novo *_*


Dai Castro @ 22.12.2015

Eu amo animações, acho que muitas delas nos transmite uma mensagem importante e nos inspira! Essa eu ainda não vi, mas depois de tudo o que eu li agora, acho que preciso urgentemente assistir! 😉
Colorindo Nuvens


Fran Oliveira @ 30.12.2015

Eu assistir esse filme, achei ele simplesmente sensacional, principalmente essa mensagem positiva que tem nele <33 Já quero assistir de novo! *-* Feliz Ano Novo, com muito amor <33
Beijos,
http://www.dosedeilusao.com

Isadora Ribeiro Reply:

Aaawn assista! Feliz ano novo Fran! \o/