Dec

13

2015
Os Bons Segredos
Postado por Isadora Ribeiro. Falando sobre Resenhas

01

Livro: Os Bons Segredos
Autora: Sarah Dessen
Editora: Seguinte
Número de Páginas: 408
Rating: post-698_c3

Os Bons Segredos conta a história de Sydney, uma garota que vive invisível na sombra do irmão. Peyton é descolado, bonito, charmoso, popular e cometeu alguns crimes na adolescência. Mas foi só após dirigir bêbado e atropelar um garoto que foi parar na prisão de vez. Isso não só afetou a família inteira de uma forma intensa e esperada, mas a vida de Sydney começou a mudar.

Durante uma recuperação de um delito de Peyton, ele fez amizade com Ames. Com a amizade crescendo, os dois foram se ajudando a se manter afastados do crime e se tornando pessoas melhores. Os pais de Sydney e Peyton se sentem gratos por Ames e o tratam como um outro filho, mantendo-o sempre por perto. Desde que Peyton foi para a prisão, Ames mantém contato e se sente como um irmão mais velho presente para Sydney.

02

Mas essa relação não ajuda em nada no desenvolvimento de personalidade dela. Ela não se sente segura nem acolhida por Ames e seus pais, que insistem em não enxergar que Peyton foi culpado por estar na prisão. Ames a incomoda. Seus pais cegos a incomodam. Ela precisava de alguma mudança para dar um gás na sua própria vida. Resolveu pedir para os pais uma mudança de escola. Com os gastos altos com advogados e terapeutas, economicamente a mudança foi positiva na família.

Através de muita pizza e batata frita, Sydney encontra um porto seguro. Laila. Filha do dono de uma pizzaria perto da escola nova, logo se tornam amigas e Sydney encontra alguém a quem pode confiar suas angustias sobre como se sente em relação à Peyton, a si mesma e a seus pais. Laila a introduz no seu pequeno e divertido círculo de amigos e, mesmo com bastante timidez e traumas de ser sempre a sombra de alguém, a personagem consegue evoluir e desenvolver sua própria voz.

03

O livro é um jovem adulto contemporâneo que embora se passe no colegial, tenha romance, amizades e clichês, também tem muito drama e pontos super importantes de construção de caráter, confiança e personalidade. A confiança é um dos principais pontos abordados. Em um determinado momento do livro, sem spoilers, a autora até começa a abordar abuso e violência, dando poder à voz interior de Sydney mesmo que a própria não perceba no mesmo momento que o leitor.

Dois pontos positivos: a amizade do antigo colégio é mantida e não é deixada de lado e o romance que surge é natural e sutil. Ninguém é incrivelmente esbelto, perfeito e bonito. Todos têm um passado, todos têm segredos e aprendizados. Isso é muito bacana e é mostrado no livro.

Temos cenas angustiantes, bonitinhas, fofas, alegres, fortes e dramáticas. É um dos YAs mais sérios e completos, escrito por uma grande autora que tem o poder de fazer 408 páginas passarem tão rápido que nem percebemos. Vale a pena a leitura. Que venham mais títulos da Sarah Dessen para a conhecermos ainda melhor!

Me acompanhe por aqui também: Facebook ♥ Twitter ♥ Geek 2 Geek ♥ Instagram ♥ SkoobGoodReads


Isadora Ribeiro
2





2 Comentários


Tatiana @ 14.12.2015

Esse foi o segundo livro que li da Sarah Dessen e eu fiquei apaixonada por ele. A Sarah conseguiu me levar pra dentro do mundo da Sydney e eu fiquei querendo muito mais quando o livro acabou. Não vejo a hora de lançarem mais livros dela aqui no Brasil. Beijo, Isa!

Isadora Ribeiro Reply:

Eu também fiquei com gostinho de quero mais! HAHAHA