Dec

05

2015
10 Desafios Motivacionais Para Melhorar Seu Dia
Postado por Isadora Ribeiro. Falando sobre Comportamento, Dicas

Esse foi um dos posts mais difíceis de escrever. Vocês sabem que eu gosto de vivenciar as coisas que escrevo pra colocar sempre um pouquinho de experiência própria nas dicas, nos textos, DIYs, receitinhas e tudo mais.. Mas acho justo começar explicando o motivo que me levou a montar essa lista (primeiro pra mim mesma). Eu estava passando por uns momentos conturbados na minha vida e até dei um hiatus no blog pra descansar. Sabe quando o computador precisa de um reboot? Então, é isso aí! E foram com esses 10 desafios que consegui motivação pra continuar meus projetos e eu continuo fazendo um pouquinho de cada uma dessas coisas de vez em quanto. Então, resolvi compartilhar com vocês em um post com título de matéria de revista, eu sei..

010

Entre em contato com a natureza.

Sei que nem todo mundo mora perto da praia mas quem disse que eu mesma vou pra praia todos os dias? Claro que não. A foto é só ilustrativa (e de vez em quando eu vou mesmo). Eu entro em contato de outras formas, temos muitas flores e plantas em casa, desde criança minhas família sempre incentivou esse contato e depois de velha, na maioria das terapias que fui, indicaram o contato com a natureza.

– Afaste-se das redes sociais por algumas horas e veja como se sente.

Desligue as notificações, pare de seguir pessoas que não são seus amigos de verdade, faça aquela limpa básica. Por que precisamos estar 40h online? Sei que é difícil pra muitas pessoas mas eu não suporto meu celular fazendo barulho a cada 5 segundos. Nunca liguei as notificações e me orgulho disso. Se eu já sou uma pessoa nervosa sem isso, imagina com isso? Se você

– Assista vídeos de animais fofos

Sério, como não se animar? Ou pelo menos achar fofo.. Vai, se entreguem nesses vídeos!

– Visite um lugar diferente

Pode ser um lugar novo na sua cidade ou algum lugar que tá lá desde sempre mas você nunca foi, sabe? É muito comum as pessoas reclamarem dos lugares na própria cidade. Tipo “Nunca tem lugar bom pra comer aqui!” ou “O que podemos fazer pra nos divertir?” ou a clássica “Só em São Paulo (ou na capital de onde você mora) tem coisas legais pra fazer!” Não é assim. Não é verdade. Quem quer, quem tem força de vontade e tira o dia pra fazer essas mudanças de pensamento na vida, consegue! Vamos ser assim por um dia, então?

– Comece uma leitura nova

Uma das minhas tarefas favoritas dessa lista. É sempre bom começar uma nova leitura ou explorar novos gêneros. Aqui no blog temos uma lista de resenhas de diferentes gêneros de livros pra você se inspirar e começar. Ler não traz nenhum mal e quando eu digo isso não quer dizer que você precisa ser um gênio e ler um livro de 900 páginas. Cada pessoa tem um gosto e paciência diferente para leitura. Se você gosta de ler livros mais curtos e interativos, ótimo. No momento eu tô em uma vibe de ler Fantasia. E vocês?

003

– Deixe um medo para trás

Medo. Todo mundo tem. Seja de coisas físicas ou emocionais. Medo de aranhas, baratas, de morrer, de ser assaltada, de falar em público.. É difícil perder o medo, principalmente em um mundo em que 90% das pessoas sofrem de transtornos e ansiedade. Isso é fato. Mas por que não se desafiar? Faça uma lista dos seus medos e começe tentando se desprender do que você acha mais possível. Eu por exemplo tinha muito medo de falar em público e me expor. Uma coisa que tem me ajudado é o Youtube e os vídeos quinzenais que faço pro Geek 2 Geek.

– Elogie você mesma

tumblr_nkbhuvRvmB1sjlvbvo1_500

Olhe você mesma no espelho e diga algo bom. Um pequeno elogio. Já é um ótimo jeito de começar o dia e desenvolver uma felicidade interior. Não importa o que os outros dizem. Você importa pra você mesma. Você precisa se amar primeiro do que os outros. Elogiando você mesma, já é um bom começo. E se você já faz isso, continue. Não pare!

– Não reclame

Eu ainda vou escrever um post só a respeito desse tópico mas você já ouviu falar do projeto #1mêssemreclamar? Eu sei o quanto é difícil, principalmente se você é uma pessoa que reclama bastante e diz que não reclama (admite vai, eu mesma sou assim). E minha gente, eu fiz um teste. Fiquei um final de semana inteiro sem reclamar e guess what? Deu certo e eu me senti tão melhor! A parte mais difícil foi me segurar no trânsito, mas foi um ótimo exercício pra mente.

tumblr_nirk82Rw4V1qk08n1o1_500

Quanto mais a gente reclama, mais clamamos pelas coisas ruins. Seja em nós mesmos, nossas fraquezas, defeitos.. Ou nos outros, mandando energias negativas para outras pessoas. E isso não é bom para nós. Pois quanto mais energia negativa por aí, menos energias positivas para absorvermos, certo?

– Trace uma pequena meta diária.
Não precisa ser algo prolongado e difícil. Na verdade, esse não é o objetivo desse tópico. Desde beber oito copos de água por dia, comer de 3h em 3h, começar uma conversa com seu crush ou ficar 1h sem redes sociais. Marque uma meta e cumpra. Comece com pouco e você vai ver como se sente bem quando cumprir uma meta. Aos poucos, vá aumentando de acordo com suas necessidades. Desafie-se!

– Seja feliz com o que você tem

“Se você se contenta com o que você tem, você terá uma vida muito mais feliz” Robert Walker.

Esse tópico é sobre gratidão. Pesquisas sugerem que apreciar o que você tem pode aumentar a felicidade e diminuir os sentimentos negativos. Talvez seja por isso que a Oprah mantém um diário de gratidão por anos.. E veja bem, não estamos falando de coisas materiais. Pense no geral: ter uma família presente, pessoas amadas ao redor, amigos que você pode contar sempre..

– Post-it suas metas em lugares visíveis

Visualizar as metas ou poder ler sempre próximo de você uma afirmação positiva é um excelente motivador. Com a correria do dia dia, acabamos esquecendo de trabalhar nossa mente. Já lemos e ouvimos por aí que devemos sempre manter pensamentos positivos, certo? E é fácil de fazer isso? Não! Os post-its me ajudam muito. E olha, nem precisa ser um post-it! Já mostrei pra vocês em dois posts que podemos decorar nosso quarto ou home office com quadrinhos com quotes legais que inspiram. Por que não escolher ou você mesmo montar, uma frase legal e positiva pra ler sempre que bater o olho? Deixe próximo de um local que você sempre poderá olhar.

012

– Pratique a paciência.

Talvez esse seja o tópico mais difícil, pelo menos pra mim. Ele anda junto com o tópico da reclamação. Quanto menos reclamarmos, mais paciência temos. E sim, pra fazer um, precisamos da ajuda do outro. Uma das coisas que me ajudaram a ter paciência foi praticando yoga. Eu já fazia há uns anos e parei. Não sei porque! Mas voltei a entrar em contato com toda a filosofia e está ajudando pra caramba.. Permita-se encontrar o seu jeito pra se dar bem com a paciência. Cada um tem seu jeito, certo?

Me acompanhe por aqui também: Facebook ♥ Twitter ♥ Geek 2 Geek ♥ Instagram ♥ SkoobGoodReads


Isadora Ribeiro
22





22 Comentários


Fran Oliveira @ 05.12.2015

Esse é um dos meus post favoritos! Me ajudar muito em muitas coisas da vida, esse tipo de conselho é o meu favorito. Eu costumo levar isso para todos os dias da minha vida “seja feliz com o que você tem”. Tem outros conselhos que pretendo colocar em prática, principalmente tenha paciência.
Beijos,
http://www.dosedeilusao.com

Isadora Ribeiro Reply:

Ai que bom Fran! Fico feliz que goste =)


Bárbara Almeida @ 05.12.2015

Entrar em contato com a natureza é bom demaiiiis <3
Deixe o medo para trás e traçar uma meta. Ótimas dicas.

Beijos, http://loveiscolorful.com

Isadora Ribeiro Reply:

Eeeee <3


Patty @ 08.12.2015

Acho que o maior exercício dessa lista pra mim é reclamar; se eu internalizo o que eu tô sentindo eu fico mto irritadiça e acaba sendo bem pior HUEHUEHUHAUHA

Isadora Ribeiro Reply:

Bem isso.. Foi difícil ficar sem reclamar mas é possíveeeel!!


Bel @ 08.12.2015

Amei esse post! Tem várias dessas coisas que eu pratico na vida justamente com essa intenção. Sou uma pessoa bem positiva, tenho muita fé em Deus e amo viver mas, como todo mundo, tenho dias que não estou tão bem assim. Uma das coisas que mais faço nesses dias é trazer a memória o que me dá esperança: as coisas que amo, minhas metas, meus sonhos… e passa! Tb gosto do silêncio, ele é excelente para reorganizar as coisas.

https://oladobeldavida.wordpress.com/

Isadora Ribeiro Reply:

Aawn obrigada, que bom que gostou.. E gostei disso, é outra alternativa que já usei antes também!!


Clara Vasques @ 08.12.2015

De uns tempos para cá tenho tentado adorar isso para a minha vida. Na verdade tenho uma lista com apenas 4 tópicos, e desde que os estipulei venho tentando fazer todos os dias. É bem complicado sabe? No início eu quase sempre esquecia, e ainda esqueço de vez em quando. Mas tenho notado resultados, estou me sentindo mais leve! É pouco, mas já é alguma coisa. Meus itens são: ter mais paciência, reclamar menos, agradecer pode qualquer coisa boa que eu presenciar e apreciar mais os pequenos detalhes <3. O mais difícil é a paciência hahahahahaha, mas aos pouco estou fluindo! Depois quero adicionar mais coisas à "lista", inclusive, muitas das quais você citou. A gente definitivamente precisa dessas coisas simples e super grandiosas para que nossos dias sejam mais leves e gostosos… Se não estamos ferrados com esse caos que é o dia a dia! :( Hahahahaha.
Adorei o post Isa ♥

Isadora Ribeiro Reply:

Awn que bom ler isso Clara!! Com certeza, é super difícil e ao mesmo tempo precisamos adotar esses pequenos hábitos que deveriam ser mais simples né?


Tatiana @ 09.12.2015

Adorei o post, Isa! Inclusive tô precisando muito de um hiatus, viu? Tô achando que vou dar um tempo nos posts agora nesse fim de ano pra organizar minha cabeça, sabe? tô tão cansada que tá difícil de criar posts e me animar pra postar. Beijo!

Isadora Ribeiro Reply:

Aah, faz como eu! Dá um tempo, descansa, pensa nas coisas e cuda de você =)


Crystal Spinelli @ 09.12.2015

Concordo em genero, numero e grau! hahaha
confiar em si mesma e sentir orgulho é uma das minhas principais!
E amei essas fotos, Isa! Hazou!

Isadora Ribeiro Reply:

Aaawn que nada, obrigadaaa <3


Bianca Sales @ 09.12.2015

Preciso de toooooooooodas essas dicas !!!!

Isadora Ribeiro Reply:

HAHAHAHA #PRECISAMOS


Têffo @ 11.12.2015

Isaaa, esse post é MUITO legal.
Nossa, cara, li coisas aqui que eu zelo muito, sabe. E tb tento aplicar na vida.
Acho MUITO legal vc se preocupar em compartilhar com a gente coisas que tem te ajudado a crescer e ficar bem consigo mesma.
De verdade, li uma por uma e marquei algumas como favoritas.
Ainda bem q vc tá de volta 😉

Isadora Ribeiro Reply:

Aaawn que booom ler esse comentário <3 #volteipraficar


Dai Castro @ 11.12.2015

Ótimas dicas Iza, estava realmente precisando ouvir (nesse caso, ler rs) dicas assim que podem melhorar não só um dia ou outro, mas toda a nossa vida daqui pra frente, claro, se levarmos todas essas ideias adiante. Acho que é muito fácil nos sentirmos desmotivadas com a nossa rotina, principalmente se estamos insatisfeitas com algo que precisamos fazer ou vivenciar todos os dias. É sempre bom nos lembrarmos de nossas metas e claro, tentar relaxar e desligar a nossa cabeça desse mundo cada vez mais louco e cheio de informações completamente descartáveis. Obrigada por compartilhar as suas ideias e experiências com a gente! Beijos!

Isadora Ribeiro Reply:

Obrigada você pelo comentário lindo! Fico feliz em saber que gostam desse tipo de post e que o melhor de tudo, ajuda alguém <3


Tainara @ 13.01.2016

Que postagem maravilhosa, gostosa de ler… Dicas igualmente maravilhosas. Todo mundo devia ler ela.

http://www.black-submarine.com/

Isadora Ribeiro Reply:

Awn obrigadaaaaaaaaaa! <3